Desafios da digitalização na aprendizagem

Desafios da digitalização na aprendizagem

Data: 11/05/2022 Horas: 18h00 Inscrição: gratuita

Este webinar pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre os desafios da digitalização na aprendizagem que se experienciaram e que se anteveem nos próximos tempo. Para isso, contar-se-á com a participação de convidados e convidadas de diversas áreas, especialistas reconhecidos/as no tema.

O webinar é moderado por Daniel Carvalho (EDULOG – Fundação Belmiro de Azevedo), e conta com os convidados/as Luís Gonzaga (DSI-UMINHO/CCG), Fernanda Leopoldina (IE-UMINHO), Mafalda Ferrão (Associação Bagos d’Ouro).

Produção: Academia ProChild
Coordenação: Gabriela Bento e Jaime Pereira
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro

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Moderador

Daniel de Carvalho é doutorado em Filosofia, com especialização nas áreas da Epistemologia e da Teoria do Conhecimento.

  • Foi investigador integrado na FLUP e exerceu atividades docentes no ensino secundário e no ensino superior. 
  • Editor durante 20 anos, foi Diretor do Departamento Multimédia no maior Grupo Editorial português e responsável pela conceção e pelo desenvolvimento de plataformas e conteúdos digitais para o ensino, do 1º ciclo ao ensino secundário. 
  • É, desde 2018, Secretário-Geral do EDULOG, o Think Tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.

Participantes

Luís Gonzaga Magalhães tem uma Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, um Mestrado em Informática e um Doutoramento em Ciências da Computação.

  • Atualmente é Professor Auxiliar com Agregação na Universidade do Minho e membro integrado do Centro ALGORITMI. 
  • Desde 2016 que é o Coordenador Científico do grupo Computer Vision, Interaction and Graphics do Centro de Computação Gráfica, e recentemente assumiu também o cargo de membro do Conselho de Administração. 
  • Os seus interesses de investigação incluem a Visão por Computador e a Computação Gráfica. Tem coordenado e/ou participado como investigador em diversos projetos relacionados com a inspeção ótica automática, modelação expedita de ambientes virtuais, a produção de ambientes virtuais imersivos e a criação de sistemas de realidade mista.
  • Desde 2005 que tem orientado trabalhos que visam a criação de ferramentas digitais para apoio ao ensino, recorrendo essencialmente à Realidade Aumentada.

Fernanda Leopoldina Viana é licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto e doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho.

  • Foi docente no Instituto de Educação da Universidade do Minho de 1988 a 2019.
  • Coordenou projetos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura, e é autora de inúmeras publicações e de provas de avaliação nestes domínios.
  • Integrou a equipa responsável pela plataforma interativa «Ainda estou a Aprender» (www.aindaestouaprender.com), galardoada em 2018 com o prémio Ler+ do Plano Nacional de Leitura e foi membro da equipa do Projeto Gulbenkian Casa da Leitura, no qual era responsável pela seleção de conteúdos e sinopses para a área ABZ da Leitura.
  • Integra o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura e é Coordenadora Científica do recurso digital «Ensinar e Aprender Português».

Mafalda Ferrão licenciou-se em Psicologia Educacional, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Lisboa) e mais tarde concluiu a Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Educação, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

  • Iniciou a sua atividade profissional, em Lisboa, na Equipa de Intervenção em Crianças e Adolescentes com problemas de desenvolvimento da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21.
  • Em 2008, entrou na aventura de ir viver para “Angola”, mais precisamente para Luanda, cidade onde deu aulas e acabou a coordenar o Departamento de Psicologia, na Universidade Privada de Angola. 
  • Em 2010 regressou a Portugal e nesse mesmo ano “arregaçou mangas” para ajudar a construir de raiz a Associação Bagos d’Ouro. Assume hoje a função de Coordenadora Social deste projeto que há já dez anos enche o seu coração.

A Fundação Vasco Vieira de Almeida foi instituída, em 2016, pela Vieira de Almeida (VdA) e tem como fim principal a promoção da educação para a cidadania, através da afirmação do papel essencial da educação e do conhecimento na promoção dos direitos humanos e do Estado de Direito e como fim secundário exprimir e concretizar o compromisso de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da VdA. Reconhecendo o seu papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a Fundação VVA atua em torno de 8 Eixos Estratégicos (Justiça, Educação, Direitos Humanos, Conhecimento & Ciência, Cultura, Sociedade Civil, Cidadania Digital e Sustentabilidade) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda das Nações Unidas para 2030.

A Fundação Vasco Vieira de Almeida patrocina esta iniciativa porque acredita no contributo relevante que a discussão trará aos vários agentes educativos que enfrentam, já hoje, os desafios relacionados com a digitalização nos processos de ensino e aprendizagem. 

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