Saúde mental e bem-estar

Promoção da saúde mental e bem-estar das crianças e famílias em Guimarães: Avaliação e intervenção psicológica com crianças entre os 3 e os 10 anos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública

A adversidade vivenciada nos últimos tempos, devidos a eventos como a pandemia COVID-19 e a guerra na Ucrânia, tem provocado drásticas alterações nas vidas das crianças e das suas famílias. Como resposta, a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB procuram proporcionar apoio especializado para promover o seu bem-estar e saúde mental. 

Para tal, é disponibilizado, a todos/as os/as encarregados/as de educação de crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães, um rastreio online que permite despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar das crianças. Para as crianças que necessitem, será disponibilizada intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita.

As crianças destacam-se como um grupo de risco no que respeita aos efeitos na saúde mental decorrentes de eventos adversos como a pandemia COVID-19 e a guerra, que, frequentemente, aumentam o risco ou agravam situações já existentes de desproteção nos contextos socioeconómicos, familiares ou de acolhimento (Sistovaris et al., 2020). Assim, apesar de a maioria das crianças não desenvolver uma resposta traumática, está já demonstrado que a vivência de perdas, o medo e o stress decorrentes destes eventos exacerbam problemas de saúde mental já existentes e contribuem para uma maior incidência de perturbações relacionadas com o stress (Qiu et al., 2020).

Para promover a saúde mental e o bem-estar nas crianças durante este período de grande adversidade, está disponível uma resposta comunitária no concelho de Guimarães. Esta resposta, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB inclui duas fases:

  • Rastreio online para despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar de todas as crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães;
  • Intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita para as crianças e famílias em que se verifique essa necessidade e consintam a sua integração . Serão disponibilizadas sessões de psicologia online ou presencial, conduzidas por psicólogos/as acreditados/as pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Consulte mais informação

A encarregados/as de educação (que sejam também titulares das responsabilidades parentais) e respetivas crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães.

Participação no estudo

Para participar é necessário ser o/a encarregado/a de educação (e também titular das responsabilidades parentais) de criança(s) entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública do Concelho de Guimarães. 

Para perceber como participar veja o tutorial que se segue ou consulte os passos e respetivas imagens abaixo.

Tutorial em vídeo

Tutorial em imagens

PASSO 1

Aceder à Plataforma +Cidadania: poderá aceder através deste link https://maiscidadania.cim-ave.pt ou clicar no botão abaixo ‘Quero participar no projeto’. 

PASSO 2
  • Selecionar a área “Entrar”.
  • Efetuar o login com os dados de acesso à Plataforma SIGA – nome de utilizador e palavra-passe já definida por si para o seu perfil de encarregado/a de educação. Se não tiver ou não se lembrar destes dados de acesso, por favor, contacte a linha telefónica de apoio ao utilizador: 234 246 000.

 PASSOS 3 E 4

  • Selecionar a área “Formulários”.
  • Clicar na imagem “ProChild”.

PASSOS 5 E 6

  • Selecionar o/a seu/sua educando/a.
  • Clicar em “Avançar”.

Atenção!

No caso de ter mais do que um/a educando/a elegível para o estudo, deverá verificar se tem mais do que um associado/a a uma credencial de encarregado/a de educação (pode confirmar essa situação acedendo a MINHA ÁREA / OS MEUS DADOS):

CASO 1: Se tiver mais do que um/a educando/a associado a uma credencial, deverá repetir todo o processo para cada educando/a e neste passo, selecionar a criança pretendida para participar no projeto.

CASO 2: Se tiver credenciais de encarregado/a de educação distintas para cada educando/a, deverá fazer login na plataforma +Cidadania utilizando as credenciais correspondentes a cada criança e repetir o processo para cada educando/a elegível.

PASSO 7

Confirmar a autorização para responder aos questionários na Plataforma ProChild.

Contactos

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações poderá enviar-nos um email e entraremos em contacto consigo o quanto antes.

Email: saudemental_guimaraes@prochildcolab.pt

Coordenação

  • Adelina Pinto | Câmara Municipal de Guimarães

  • Adriana Sampaio | Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho) e Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)

  • Bárbara Figueiredo | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)

  • Helena Grangeia | ProChild CoLAB

  • Isabel Soares | ProChild CoLAB e Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)

  • Marlene Sousa | ProChild CoLAB

  • Teresa Freire | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)

Equipa

  • Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB  

  • Ana Isabel Pereira | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa 

  • Andrea Cruz | ProChild CoLAB

  • Carlos Moreira | Lusoinfo Multimédia

  • Daniel Dias | ProChild CoLAB 

  • Elisabete Ramos | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto

  • Fábio Teixeira | ProChild CoLAB

  • Filomena Gaspar | Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

  • Jaime Pereira | ProChild CoLAB

  • Margarida Rangel Henriques | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto  

  • Maria João Seabra | Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra

  • Marlene Matos | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho )

  • Manuel Sarmento Pereira | ProChild CoLAB e Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC)

  • Patrícia Ferreira | Câmara Municipal de Guimarães 

  • Sónia Gonçalves | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)

  • Equipa de mediadores/as da Câmara Municipal de Guimarães
  • Equipa de Psicólogos/as dos Agrupamentos de Escolas de Guimarães

Entidades promotoras:

Ativo 1@3x

Entidades parceiras:

2-entidades-parceiras-2

Apoio de:

Este trabalho foi financiado parcialmente pelo projeto N2020: RHAQ/COLAB NORTE-06-3559-FSE-000044 e FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).

Parecer nº 106/2020 emitido pelas:

  • Comissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas (CEICSH) da Universidade do Minho

  • Comissão de Ética para as Ciências da Vida e Saúde (CEICVS) da Universidade do Minho

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