Promoção da saúde mental e bem-estar das crianças e famílias em Guimarães: Avaliação e intervenção psicológica com crianças entre os 3 e os 10 anos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública
A adversidade vivenciada nos últimos tempos, devidos a eventos como a pandemia COVID-19 e a guerra na Ucrânia, tem provocado drásticas alterações nas vidas das crianças e das suas famílias. Como resposta, a Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB procuram proporcionar apoio especializado para promover o seu bem-estar e saúde mental.
Para tal, é disponibilizado, a todos/as os/as encarregados/as de educação de crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães, um rastreio online que permite despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar das crianças. Para as crianças que necessitem, será disponibilizada intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita.
As crianças destacam-se como um grupo de risco no que respeita aos efeitos na saúde mental decorrentes de eventos adversos como a pandemia COVID-19 e a guerra, que, frequentemente, aumentam o risco ou agravam situações já existentes de desproteção nos contextos socioeconómicos, familiares ou de acolhimento (Sistovaris et al., 2020). Assim, apesar de a maioria das crianças não desenvolver uma resposta traumática, está já demonstrado que a vivência de perdas, o medo e o stress decorrentes destes eventos exacerbam problemas de saúde mental já existentes e contribuem para uma maior incidência de perturbações relacionadas com o stress (Qiu et al., 2020).
Para promover a saúde mental e o bem-estar nas crianças durante este período de grande adversidade, está disponível uma resposta comunitária no concelho de Guimarães. Esta resposta, promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho), o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e o ProChild CoLAB inclui duas fases:
- Rastreio online para despistar eventuais problemas de saúde mental e bem-estar de todas as crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães;
- Intervenção psicológica especializada, individualizada e gratuita para as crianças e famílias em que se verifique essa necessidade e consintam a sua integração . Serão disponibilizadas sessões de psicologia online ou presencial, conduzidas por psicólogos/as acreditados/as pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A encarregados/as de educação (que sejam também titulares das responsabilidades parentais) e respetivas crianças entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e o primeiro ciclo da rede pública do concelho de Guimarães.
Participação no estudo
Para participar é necessário ser o/a encarregado/a de educação (e também titular das responsabilidades parentais) de criança(s) entre os 3 e os 10 anos a frequentar o ensino pré-escolar e primeiro ciclo da rede pública do Concelho de Guimarães.
Para perceber como participar veja o tutorial que se segue ou consulte os passos e respetivas imagens abaixo.
Tutorial em vídeo
Tutorial em imagens
PASSO 1
Aceder à Plataforma +Cidadania: poderá aceder através deste link https://maiscidadania.cim-ave.pt ou clicar no botão abaixo ‘Quero participar no projeto’.
- Selecionar a área “Entrar”.
- Efetuar o login com os dados de acesso à Plataforma SIGA – nome de utilizador e palavra-passe já definida por si para o seu perfil de encarregado/a de educação. Se não tiver ou não se lembrar destes dados de acesso, por favor, contacte a linha telefónica de apoio ao utilizador: 234 246 000.
PASSOS 3 E 4
- Selecionar a área “Formulários”.
- Clicar na imagem “ProChild”.
PASSOS 5 E 6
- Selecionar o/a seu/sua educando/a.
- Clicar em “Avançar”.
Atenção!
No caso de ter mais do que um/a educando/a elegível para o estudo, deverá verificar se tem mais do que um associado/a a uma credencial de encarregado/a de educação (pode confirmar essa situação acedendo a MINHA ÁREA / OS MEUS DADOS):
CASO 1: Se tiver mais do que um/a educando/a associado a uma credencial, deverá repetir todo o processo para cada educando/a e neste passo, selecionar a criança pretendida para participar no projeto.
CASO 2: Se tiver credenciais de encarregado/a de educação distintas para cada educando/a, deverá fazer login na plataforma +Cidadania utilizando as credenciais correspondentes a cada criança e repetir o processo para cada educando/a elegível.
PASSO 7
Confirmar a autorização para responder aos questionários na Plataforma ProChild.
Contactos
Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações poderá enviar-nos um email e entraremos em contacto consigo o quanto antes.
Coordenação
Adelina Pinto | Câmara Municipal de Guimarães
Adriana Sampaio | Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho) e Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)
Bárbara Figueiredo | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Isabel Soares | ProChild CoLAB e Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi)
Marlene Sousa | ProChild CoLAB
Teresa Freire | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)
Equipa
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Ana Isabel Pereira | Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Andrea Cruz | ProChild CoLAB
Carlos Moreira | Lusoinfo Multimédia
Daniel Dias | ProChild CoLAB
Elisabete Ramos | Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto
Fábio Teixeira | ProChild CoLAB
Filomena Gaspar | Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Jaime Pereira | ProChild CoLAB
Margarida Rangel Henriques | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Maria João Seabra | Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Universidade de Coimbra
Marlene Matos | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho )
Manuel Sarmento Pereira | ProChild CoLAB e Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC)
Patrícia Ferreira | Câmara Municipal de Guimarães
Sónia Gonçalves | Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) e Associação de Psicologia da Universidade do Minho (APsi-UMinho)
- Equipa de mediadores/as da Câmara Municipal de Guimarães
- Equipa de Psicólogos/as dos Agrupamentos de Escolas de Guimarães
Entidades promotoras:
Entidades parceiras:
Apoio de:
Este trabalho foi financiado parcialmente pelo projeto N2020: RHAQ/COLAB NORTE-06-3559-FSE-000044 e FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).
Parecer nº 106/2020 emitido pelas:
Comissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas (CEICSH) da Universidade do Minho
Comissão de Ética para as Ciências da Vida e Saúde (CEICVS) da Universidade do Minho