Urbanismo, crianças e espaço público

Urbanismo, crianças e espaço público

Data: 30/03/2022 Horas: 18h00 Inscrição: gratuita

Este webinar pretende ser um fórum de reflexão e discussão sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que diz respeito ao Urbanismo, crianças e espaço público. Para isso, contar-se-á com a participação de convidados e convidadas de diversas áreas, especialistas reconhecidos no tema.

O webinar é moderado por José Carlos Mota (UA), e conta com os convidados/as Álvaro Domingues (FAUP), Cidália Silva (EAAD-UMINHO) e Paula Miranda (ateliermob).

Produção: Academia ProChild
Coordenação: Mariana Carvalho e Gabriela Trevisan
Design e divulgação: Alexandra Ribeiro

Moderador

José Carlos Mota é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e Territoriais da Universidade de Aveiro. Foi o diretor do Mestrado em Planeamento Urbano e Regional e um dos coordenadores da Plataforma Tecnológica de Mobilidade de Bicicleta e Mobilidade. É responsável técnico do projeto U-bike da Universidade de Aveiro. Está envolvido em projetos de planeamento colaborativo e promoção da mobilidade sustentável.

Participantes

Álvaro Domingues (1959), é Geógrafo, doutorado em Geografia Humana e Prof. Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento, e investigador do CEAU, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Entre outras obras é autor de Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), Território Casa Comum (com Nuno Travasso, FAUP, Porto, 2015), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010), Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012) e Políticas Urbanas I e II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, Lisboa, 2006). Escreve no jornal Público.

Cidália F. Silva (PhD) é Professora Auxiliar de Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho e Membro Integrado de Investigação no Lab2PT. A sua pesquisa sobre o Tempo expande o campo da arquitetura para investigar outras oportunidades de conectar-se significativamente com os lugares-vida contemporâneos. É coordenadora do projeto “O Extraordinário do Ordinário”, integrado no laboratório colaborativo ProChild CoLAB. Foi editora do The International Journal of the Constructed Environment entre 2015 e 2021, e é atualmente Professora Visitante na SRH University, Heidelberg.

Paula Miranda é licenciada em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 2001. Trabalhou no atelier de João Luís Carrilho da Graça, tendo participado em diversos projectos, entre 2001 e 2015. No ateliermob coordenou em 2016 os projectos de melhoramento do espaço público desenvolvidos no decurso de processos participativos com as Associações de Moradores dos Bairros Prodac Norte e Sul, os Projectos para a Promoção da Acessibilidade Pedonal em Lisboa Oriental. Em 2017-2018 participou no projecto piloto de Mapeamento da Herança Cultural na Av. Almirante Reis [STEPS] promovido pelo Conselho da Europa/ Cidades Interculturais. Desde 2016 é cooperante efectiva da Cooperativa “Trabalhar com os 99%, Crl” onde se destaca a participação na equipa de apoio técnico à Fundação Calouste Gulbenkian na recuperação de habitações após o incêndio de Pedrógão Grande e, com a Equipa do Plano de Acessibilidade Pedonal da Câmara de Lisboa, a elaboração de Revisão de Boas Práticas e Projecto Piloto no Bairro Padre Cruz para a Promoção da Segurança da Mulher no Espaço Público.

 

Urbanismo, crianças e espaço público
Partilhar
Voltar ao topo