Aprender é de (+)
- Promover um trabalho colaborativo entre as escolas e a comunidade cultural, no sentido de fomentar iniciativas de educação não formal, geradoras de bem-estar, gosto pela aprendizagem e melhorias no sucesso escolar;
- Promover uma maior articulação de iniciativas de educação artística, lúdica e criativa nas escolas através de criação de projetos artísticos desenvolvidos pelas crianças;
- Pensar a escola enquanto espaço e contexto de aprendizagem, de lazer e fruição das crianças, através da intervenção nos espaços exteriores/recreios;
- Desenvolver ações de formação contínua dirigidas a intervenientes locais, sobre a importância da educação artística, ludicidade e criatividade na aprendizagem e desenvolvimento de competências pessoais;
- Implementar um programa de intervenção de tutorias por pares, focado nas necessidades académicas e socio-emocionais de crianças a frequentar o ensino básico, em escolas do Território de Aprendizagem de Pevidém.
Aprender é de (+)
O Outro Lado da Escola
- Refletir sobre diferentes formas de pensar a escola com docentes e assistentes operacionais.
- Promover competências e conhecimentos dos docentes e assistentes operacionais sobre a promoção do bem-estar e competências pessoais e emocionais das crianças, a partir da valorização da Educação não formal, do brincar e da relação e interação entre pares.
- Apoiar os docentes e assistentes operacionais no desenvolvimento de iniciativas que promovam o bem-estar e competências pessoais e emocionais nas crianças.
- Promover intervenções na escola (recreio), através da modificação/criação de rotinas e de estruturas para brincar, que valorizem o espaço da criança e permitam interações positivas entre adultos e crianças.
- Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela.
Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros.
Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Cidália Silva | EA-UM
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Manuel Sarmento | IE-UM
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB
Natália Fernandes | IE-UM
Aprender é de (+)
Escola de Pernas para o Ar
- Implementar modelos de educação não formal na promoção de competências sociais e pessoais das crianças, através da expressão plástica e da relação com o espaço.
- Refletir sobre diferentes formas de conceção e organização da escola.
- Promover competências pessoais e emocionais nas crianças.
- Promover a voz ativa e atuante da criança no espaço escolar, valorizando-se a sua perspetiva e capacidade de decidir sobre temáticas relevantes e significativas para ela.
- Promover um ambiente participativo na escola, envolvendo crianças, profissionais, famílias, entre outros.
- Reconhecer a Escola como espaço físico e relacional.
- Projetar o espaço da escola na perspetiva do bem-estar da criança.
Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Alice Guimarães | EB1 Gondar
Cidália Silva | EA/UMinho
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Natália Fernandes | IE/UM
Ricardo Freitas | EB1 Gondar
Rita Martins | Porta7
Aprender é de (+)
Me2you
- Elaboração, implementação e validação de um programa de tutorias por pares para crianças do 1º ciclo (turmas mistas).
Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Aprender é de (+)
ProChild kit(e) – Kids Transforming Education – A Casa Confinada
Promover o bem-estar das crianças e apoiar a superação de dificuldades geradas pelo contexto de pandemia, através de um conjunto de ferramentas educativas para professores, estruturadas por temas e subdivididas em atividades, que pretendem contribuir para objetivos específicos:
- Criar/trabalhar/concretizar oportunidades de desenvolvimento de competências múltiplas nas crianças.
- Identificar, apoiar e encaminhar crianças que experienciem dificuldades emocionais e comportamentais, fornecendo conhecimentos e estratégias úteis para atuar nestas situações.
- Criar oportunidades de formação para professores/as das AEC sobre competências socio-emocionais e acompanhamento das crianças em situação de pandemia.
Inês Guedes de Oliveira (coord.) | UAveiro
Teresa Freire (coord.) | UMinho
Alexandra Ribeiro | ProChild CoLAB
Gabriela Bento | ProChild CoLAB
Gabriela Trevisan | ProChild CoLAB
Helena Grangeia | ProChild CoLAB
Mariana Carvalho | ProChild CoLAB
Marlene Sousa | ProChild CoLAB